domingo, 30 de setembro de 2012

OutraCoisa Pela Paz

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado Indiano e o maior defensor do satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-volenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).
Cursou a faculdade de Direito em Londres. ao retornar, aproveitou a oportunidade de representar uma empresa em um processo judicial e foi a África do Sul, notório local de discriminação racial. Tal estadia despertou em Gandhi a consciência social. Como advogado, Gandhi fez o melhor para descobrir os fatos. Depois de resolver um caso difícil, ele passou a ter notoriedade por sua atuação. Ele mesmo relata: "eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte". Acreditava que o dever do advogado era ajudar o tribunal a descobrir a verdade, não tentar incriminar o inocente.
Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha: "É uma força que, se ficasse universal, revolucionaria ideais sociais e anularia despotismos e o militarismo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário