quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Resumo do Debate Dos Candidatos a Prefeito De Sobral

Das bandeiras vermelhas pra esquerda, só dava o time verde e a população (que já é verde)
Dizem por ai, que apenas um candidato foi mau no debate. E adivinhem, só para variar, a situação em peso está criticando o Dr. Guimarães. Estejam certos de uma coisa amigos leitores, que este, na verdade, foi o mais preparado dentre todos!
Guimarães respondeu de forma objetiva, com apresentação de propostas visivelmente possíveis; baixou a cortina do espetáculo criado pelos demais, mostrando e falando a verdade como ela é.
Professor Osvaldo foi bem no debate, mas com seu radicalismo e excesso de ataques, acabou sendo prejudicado, e demonstrou mais que qualquer outra coisa, apenas uma boa desenvoltura na oratória.
Veveu esticou demais nas respostas e fugiu de assuntos polêmicos. Divagou muito e não demonstrou o preparo esperado pelo seu próprio público, seus correligionários, que calaram-se diante da da incrível surpreza gerada pela instrução e capacidade do verdim. Muito discurso e pouco substrato, na minha opinião, foi o que demonstrou o atual prefeito.
Esquivou-se principalmente de temas que não tem como escapar, como a falta de medicamentos por ausência de licitação (coisa básica), luz, habitação e a cooperativa de fachada que mantém os esquemas políticos da prefeitura, inclusive o farto cabide de empregos, tolhendo os direitos básicos dos já sofridos trabalhadores. Na maioria das respostas, respondia com outras propostas ao invéz de ir direto ao ponto, o que levava quase sempre, ao esgotamento de seu tempo antes de concluis as respostas.
Mas o que mais me chamou atenção, foi a ausência de perguntas do Veveu, direcionadas ao Dr. Guimarães. Isso deixa claro que a estratégia política da noite, era a intensão em deixar o candidato verde á margem do debate, na tentativa de apagá-lo perante o eleitorado sobralense.
Dr. Guimarães sempre era o primeiro a se manifestar, e por último Veveu, facilitando a memorização de suas palavras por parte do público. Isso dá um destaque do candidato nas mentes menos desenvolvidas. Uma técnica de marketing. 
Veveu sempre se referia a Marco Prado ou a Osvaldo Aguia. Com isso, buscava-se deixar Osvaldo como o radical e exagerado, Marco Prado como o oposicionista sensato e Veveu como homem centrado e equilibrado. Marco Prado somente atacou pra valer o candidato verde, na intensão de se consolidar como oposição, o que não obteve e nem obterá exito perante os sobralenses.
E o Dr. Guimarães? Estava lá, pronto e preparado, embora estivessem tentando apagá-lo.
O verdim mostrou o porque de estar como candidato a prefeito. O homem conhece a lida diária de um trabalhador, é formado em economia e em direito pela UFC, exerce um dos cargos mais relevantes do páis, o de Procurador da Fazenda Nacional, além de ter realizado inúmeros cursos na mais bem conceituada Escola de Administração Fazendária - ESAF, onde são formados os melhores gestores públicos do páis. Portanto, Dr. Guimarães, entende nítidamente de finanças públicas, direitos e gestão, e isso lhe dá a segurança necessária para colocar-se à frente do eleitor sobralense e pedir um voto de confiança.
Ele foi firme ao abordar assuntos polêmicos e que estão às claras, mas que mesmo assim, são negados ou minizados pela situação, que somente promete coisas para o futuro, sem explicar o porque de coisas simples e básicas estarem em falta no município.
Estão atacando o candidato verde nas redes sociais e em todos os meios possíveis, tudo na intensão de abalar a imágem e o carisma do candidato que o povo já escolheu. Povo este, que foi ao local do debate somente para vê-lo. E lá sim, tinha povo, e de forma espontânea. Se tinha ônibus carregando gente, estes eram do lado da situação, e estavam estacionados ao lado da igreja do menino deus.
Outro detalhe importante, é que a câmera da Nordetv estava fixada bem no meio do time vermelho, na tentativa de demonstrar que a maioria estava daquele lado. Mas isso não procede. Do lado vermelho estavam apenas meia dúzia de pessoas, que assistiam de olhos arregalados e em total silêncio, pois jamais esperavam que Dr. Guimarães, que para eles, era um covarde e amarelão, fosse tão bem preparado ao ponto de engolir Veveu e os demais candidatos.
Após o debate, o povo esperava anciosamente pelo candidato verde, que ao chegar foi colocado nos ombros e em total clima de festa. Enquanto isso, os demais candidatos saim de lá feito bichos acuados. Marco Prado sozinho, Osvaldo sozinho, mas de cabeça erguida, e Veveu por último, onde parecia se esconder ou se esquivar do público.
Dalí a multidão verde tomou conta das ruas, e seguiu em caminhada até o comitê do partido verde, na boulevard do arco, que via do outro lado da calçada, o apagar das luzes no comitê vermelho, puro reflexo do sentimento dos seus correligionários vermelhos de vergonha.
Segue um trecho para quem não pôde ver:
http://youtu.be/MAZkJRA9VVo

Detalhe: O time vermelho não conseguia acreditar no que via, e nem pra falar tinham mais ação. As bandeirinhas estavam todas em silêncio. Inclusive, duas deles vieram até o lado verde, e pediram santinhos do Dr. Guimarães. Pode um negócio desse?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário