terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mercado Fraco Indica Que IPI Deve Ser Prorrogado

Antecipação de compra em agosto esgotou o mercado

Parece que o ânimo do mercado se esgotou. Nem mesmo a possibilidade de comprar um carro com o desconto do IPI – Imposto de Produto Industrializado – está levando os consumidores às concessionárias.
O desconto do imposto, promovido pelo governo desde maio, reduziu a tarifa de 7% para 0% nos carros com motor 1.0, e de 13% para 6,5% nos carros de 1.0 a 2.0. A medida levou a uma explosão de vendas nos meses seguintes, culminando com o recorde histórico registrado em agosto, quando foram vendidos 405 mil carros e comerciais leves.
Defendendo o interesse das montadoras, o governo anunciou a prorrogação do imposto somente nos últimos dias do mês, o que provocou a realização de maus negócios. Com medo de perder a oportunidade, muitos consumidores acabaram comprando o primeiro carro que apareceu pela frente, deixando de escolher a marca preferida, a melhor opção de motor, de acabamento, opcionais e a cor que mais gosta.
O governo poderia ter anunciado a prorrogação do imposto no meio do mês, evitando a correria. Mas esse descaso deve ocorrer novamente agora em outubro, quando, a princípio, se esgotará (dia 31) o desconto do IPI.
Dirigentes da área da distribuição são categóricos quando afirmam que o IPI será prorrogado. Não têm a garantia do governo, mas diante do fraco movimento verificado até agora, a prorrogação do desconto parece inevitável. E estão torcendo para que o governo, mais uma vez, só anuncie nos últimos dias do mês.
Na primeira semana do mês, as vendas não passaram das 13,5 mil unidades, um número bastante razoável, exatamente a média do ano passado, mas bem inferior aos registrados nos últimos três meses, quando vigora o desconto do IPI.
Alguns representantes dos distribuidores acreditam que o poder de antecipação de compra do consumidor se esgotou, isto é: uma boa parcela de consumidores que planejava comprar neste fim de ano já antecipou as compras, por isso não deverá haver este mês a grande procura registrada nos últimos dia de agosto, na última semana daquele mês as vendas chegaram a 20 mil unidades diárias.
Mas as novidades podem estimular o consumidor e fazer as vendas crescerem. Toyota Etios e Hyundai HB20 mal chegaram às concessionárias e já estão faltando. As concessionárias Hyundai só estão aceitando pedidos para o HB20 para entrega em 90 dias, portanto, sem a garantia do preço atual.
O Salão do Automóvel, que começa dia 24, também deve animar as vendas, mas dificilmente outubro repetirá o recorde registrado em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário