quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mandato é Para Representar


Muitas notícias andam circulando pelas rodas políticas e por alguns blogs locais, de que vereadores eleitos e legitimados pelo povo, estão sendo cotados para assumir secretarias.
De acordo com o blog Sobral de Prima, Kaka Linhares e Zezão, são nomes fortes para assumirem a função de secretários municipais. Não sei a procedência da fonte, nem se isso realmente se concretizará, mas acho que merece alguns comentários.
Com relação a Zezão, que já tem quase trinta anos como vereador, é bom que alce novos vôos e mostre realmente que tem competência para desempenhar novos trabalhos, seja como secretário ou advogado. Isso acabará sendo bom para ele, para a câmara e para o povo, de um jeito ou de outro.
Kaka Linhares é uma pessoa que conheço pouco, mas pelo que sei, me parece boa gente, homem de bem e pai de um amigo meu. Mas acho um tanto quanto perigoso, que ele abandone o mandato que o povo lhe confiou, para assumir uma secretaria, cargo dado e tomado por prefeito a hora que bem entender.
Kaka faz parte do sangue novo que a população conseguiu injetar na Câmara. Esse mesmo povo, vota em alguém para ser vereador, porque acredita na pessoa. Acredita nas suas propostas e na capacidade dela em representa-lo, em defender os interesses e etc.
Uma pessoa se lança candidato, e sai visitando de casa em casa, pedindo apoio, confiança e o voto, para depois de eleito ir fazer outra coisa. Não soa bem! Não dá, né?!
Acho que os mandatários devem fazer conforme disse o Dr. Stevão, e que gerou uma repercussão muito positiva na sociedade, que o ouviu atentamente. Ele disse que o povo votou nele para que os representasse, e assim ele ia fazer. Demonstrou uma certa liberdade em relação ao prefeito, e sim fidelidade as suas convicções. Sabemos que não é tão facil assim, mas pelo menos ele já falou isso antes mesmo de assumir a cadeira.
Quando faço uma ressalva maior a Kaka Linhares, é porque sei que ele está cheio de entusiasmo, e com todo gás para trabalhar, pois é seu primeiro mandato. Uma pessoa de bem com um mandato na mão, dado pelo povo, tem tudo para fazer um trabalho diferenciado na Câmara e se destacar perante os que lá estão.
Minha descepção com a família Ferreira Gomes teve início, quando o Cid indicou Leônidas para gerir nossa querida Sobral. Na minha humilde visão, foi algo catastrófico, e a bomba acabou estourando na mão do seu sucessor.
Depois, essa descepção se virou um transtorno, quando Ivo Gomes, que subia nos palanques e pedia o apoio e a confiança popular, logo que ganhou, pediu licença do cargo de Deputado Estadual para assumir um cargo qualquer junto ao governo do Estado.
E o pior de tudo, é que eu votei nele. Acreditei e votei! Com tal atitude, que considero muito grave, ele perdeu minha confiança! Continua ganhando rios de dinheiro, tendo muito poder e muitos admiradores, mas perdeu minha confiança.
Essa é minha mensagem para os novos vereadores da Câmara Municpal, aos quais deixo meu abraço e desejo de boa sorte. Lutem e tenham a maior margem de independência possível, pois o neo eleitor, admira figuras lutadoras e probas.
Reflitamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário