terça-feira, 9 de outubro de 2012

CARTA À SITUAÇÃO EM SUCUMBÊNCIA


"Contra fatos, não há argumentos". Esse jargão popular, aplica-se sem ressalvas à situação política instalada em Sobral, e que já funciona à contra gosto, quase agonizando.
Conforme foi dito por mim, nestas eleições de 2012, não tinha nem perigo de acontecer as lavadas de outros tempos, pois o cenário político não permitia isso. Tinhamos quatro candidatos, onde dois, eram um faz de conta até bonito de se ver. Mas o auxílio dado ao prefeito reeleito, no final, foi válido.
Dr. Guimarães com seus mais de 43 mil votos, é a expressão da vontade popular. É a vitoria do povo sobralense! Como explicar esta expressiva votação de um candidato, que, conforme disse um irmão FG: "saiu das sombras"?
Esta mesma pessoa, em seguida disparou: "De que família política ele veio?"... como se para ser alguém na política, precisasse ter "sangue azul". Para ser políco basta o povo querer a pessoa como seu representante, não precisa ser de nenhuma oligarquia.
Muitos diziam que a oposição de Sobral, era a mesma de 16 anos atrás, e eu sempre dizia em resposta a isso, que os poderosos deveriam sair de dentro dos muros do castelo para ver de perto o sofrimento da plebe. Se é que estes sabem o que significa isso.
Andam dizendo que o time verde comprou votos. Isso é papo de quem sabe que politicamente, essa vitória foi uma grande derrota... o início de uma derrocada.
Dr. Guimarães reuniu todos do partido, e pediu obediência as leis. Não foram presos nenhum dos 20 vereadores do Partido Verde, muito menos pessoas ligadas ao partido, até porque, não tinham padrinhos políticos, nem patrimônio para isso. Eram tantas as ilegalidades dos oponentes, que mau dava tempo dos verdes se protegerem contra as injustiças cometidas.
Já do lado vermelho, lotaram as delegacias. As autoridades se viram obrigadas a fazer vista grossa por falta de estrutura, pois 07 presos e muitas denuncias se amontoavam ao final do dia.
Hoje, Sobral tem uma oposição forte, consolidada pelo apoio popular. Ela se firma ainda mais, ao passo que o atual prefeito necessitou de ajudas inimagináveis para ser reeleito.
Uma situação que contava com o apoio da máquina do Estado e seu respectivo Governador, a máquina municipal, grandes medalhões da política local à niveis federal, estadual e os cambau... possuia apoio de todo o empresariado, além de possuir nitidamente toda uma estrutura inteiramente declinada em seu favor, e mesmo assim, fez só 07 mil votos a mais. 07 mil votos é a soma dos votos de um Distrito e uma Rua.
Mesmo com todo esse arcenal, a situação tremeu perante um "caboquim" do Salgado dos Machados, que lá morou até seus 18 anos, e saiu para se formar em economia, direito e se tornar procurador federal. Um "caboquim" destemido, que firmou-se perante toda essa forte estrura de blindagem, montada para garantir a fonte do status e da ostentação de uns poucos.
Esse mesmo "caboquim", não conseguiu nenhum partido que com o dele se coligasse, e concorreu sozinho, com poucos vereadores e pouco tempo de rádio e televisão. Um "caboquim", que ordenou aos seus seguidores que cumprissem a lei e a palavra dada, abominando compra de votos e outras formas ilegais que lhe garantissem uma vitória fajuta. "Quem é verde, é verde de coração", assim ele sempre dizia.
"Um caboquim" que não conseguiu apoio de empresários, não conseguiu apoio de políticos de renome, e que utilizou apenas seus próprios recursos para patrocinar um  sonho: ser prefeito de Sobral. Ele sofreu todos os tipos de opressão e perseguição, sentindo-se, por vezes, impotente diante das tantas injustiças, mas que mesmo assim, não se dobrou.
O povo viu nesse "caboquim", a força necessária para levantar-se e lutar com as armas da paz por sua liberdade tolhida. Dr. Guimarães rompeu um seguimento político em Sobral, coisa que, até entaõ, era visto como impossível. Ele fez reacender a chama da luta no inconsciente das pessoas, dos jovens em especial. Mostrou que é possível vencer o imperio do medo, e fará com que a turma que está no poder, volte a realmente olhar para Sobral como realmente se deve, pensando no coletivo.
Nasceu uma nova liderança política em Sobral!
Dr. Guimarães é a verdadeira oposição sobralense, devidamente legitimada por quem detem o poder: o povo. Povo este, que será governado por um prefeito vencedor em números, mas derrotado politicamente. O povo não o quer, e caso não se empenhe com toda garra, a cada dia será menos quisto.
Vale dizer, que Marco Prado está morto, sepultado e com certidão de óbito batida. Esse foi seu ultimo apoio à situação, onde demonstrou o que vinha construindo ao longo dos ultimos anos.
Na verdade na verdade, a situação de Sobral tornou-se o último suspiro de uma dinastia que lutava pelo seu próprio engrandecimento, e que se agigantou a tal ponto, que pisoteou a si mesma. Mas embora a realidade esteja saltando aos olhos todos os dias, a cegueira toma de conta daqueles que se negam a aceitar, quisera acreditar, que o pouco poder que ainda lhes resta, começa a dar um "tchalzinho" de forma moderada.
Toda forma de argumentos ou deboche que possa vir à tona por parte de algum integrante da situação, não passará de uma constante necessidade e dependência. Diante de tal situação, o que nos resta é ouvir, apenas. Não há o que comemorar, e as ruas, as pessoas, demonstram isso! A situação teve apenas um refogo por mais 3 ou 4 anos.
Após a morte dessa triste situação, que não tarda, o que nos restará será dá-lhe um sepultamento digno. Feito isso, recomendo ao povo que atire ao mesmo túmulo, toda a insatisfação que ela o causou, pois esta, é fruto da sua mais pura ignorância. Peço ao povo, que toda a saudade que não ficará, seja a força motriz daquilo que virá; seja a mola propulsora da transformação, do bem comum, da paz social.
E no final de tudo, desejo que a amizade prevaleça, e que a paz possa reinar.
Vamos em frete, pois juntos somos bem mais!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Me poupe...
    Guimarães não é santo como também não é
    demônio.

    Faltou coerência nesse texto e sobrou fanatismo.

    ResponderExcluir
  3. Faltou ressaltar a conivência das autoridades públicas com as práticas criminosas cometidas no dia da votação. Muitos foram presos comprando votos, mas as autoridades policiais se negaram a autuar tais criminosos, demonstrando que em Sobral impera uma verdadeira "Rede de Corrupção", que se espalhou em vários órgãos públicos. É uma vergonha o que se viu em Sobral no dia 7 de outubro.

    ResponderExcluir
  4. E tu já viu ideologia sem fanatismo? O texto é bem coerente, demonstrando, sem exageros, o reflexo da mudança desse curral em que vivemos!

    ResponderExcluir
  5. Eu que participei ativamente de todo o movimento durante a campanha eleitoral, vi no dia da eleição o comportamento vergonhoso dos políticos e cabos eleitorais da situação, que estavam comprando votos abertamente, sem nenhum receio, haja vista que as autoridades policiais, que deveriam estar fiscalizando os compradores de votos, repentinamente ficaram cegos e surdos, não tendo nenhum compromisso com a lei e a ordem. Dessa forma, viu-se um verdadeiro batalhão de comerciantes do voto, principalmente em frente às Escolas Municipais e Estaduais, onde cada voto era pago com valores diferentes, chegando, inclusive, a R$ 500,00, numa atitude desesperada dos 'manins', que já sentiam que o fim estava próximo, mas que ainda poderiam, com toda a dinheirama, ainda respirar por mais quatro anos. De qualquer modo, gostaria de agradecer aos quase 44.000 votos obitidos em Sobral, onde os eleitores mostraram que sabem votar com consciência, solidificando ainda mais a democracia. Parabéns a nós da oposição e aos sobralenses. Meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. O fato é que Sobral nunca mais será a mesma. 7 deste outubro foi o inicio da Queda da bastilha sobralense!

    ResponderExcluir