domingo, 16 de setembro de 2012

Pesquisa e Rejeição

Se observarmos esse gráfico que foi disponibilizado pelo Instituto Credibilidade, que realizou a única pesquisa eleitoral em Sobral, veremos um detalhe curioso: a imensa e inacreditável rejeição do atual prefeito.
Em alguns blogs e programas de rádio de Sobral, vemos o esforço destes em querer levantar a campanha do candidato Marco Prado, que com o perdão da palavra, já nasceu morta. Isto porque, Marco Prado perdeu muito de sua credibilidade ao longo dos últimos tempos. Veja que o detalhe mais destacado, é que em termos de rejeição, o prefeito só perde para Marco Prado. Eis o motivo do banco de apostas em Sobral estar mais fraco que "caldo de bila". Ninguém sabe quem vai ganhar, ou se sabe, tem medo de apostar, porque se aposta for boa, vai chegar nos ouvidos dos donos do poder. Quem vem demonstrando interesse em apostar, são os que acreditam no verdim. Os outros estão caladinhos caladinhos. Em outros tempos, o candidato a reeleição, principalmente por contar com o apoio do governador, já estava disparado na ponta. Hoje a realidade é bem diferente.
Essa curta vantagem que o atual prefeito possui em relação ao candidato de oposição mais aceito, Dr. Guimarães, é muito pífia. Se nós atentarmos para essa rejeição, que beira os 30%, e para os indecisos, dá para gerar muita dúvida e muita insegurança. Ainda é preciso falar da margem de erro da pesquisa, que pode arredondar esses números para mais ou para menos. E acredite, voto sempre arredonda para menos!
Não podemos esquecer da alta quantidade de abstinência, além dos votos nulos e em branco. Somando-se tudo isso, o campo está propício para uma grande insegurança, onde só se poderá cantar a vitória no dia 07, após a apuração. A diferença será muito pequena, isso é certo.
Para quem já está no poder há quase 16 anos, o grupo político no qual o atual prefeito está inserido, embora saia vitorioso, amargará na verdade, uma grande derrota política. Porque com todo esse tempo, era para ter trabalho de sobra à ser mostrado, sem se quer dar margem para questionamentos; era para o candidato estar nas graças do povo, com uma boa aceitação pelo esforço e trabalho naturalmente reconhecidos. Mas o cenário é outro bem diferente!
Um prefeito que em apenas 2 anos conseguiu reunir tamanha rejeição, é algo realmente de impressionar. Além de assustar todo o grupo político, também é de deixar mesmo preocupados os integrantes da situação como um todo.
Como se não bastasse isso, estão tendo que ver o surgimento meteórico de um candidato de oposição, Dr. Guimrães, coisa que eles já estavam desacostumados. Estão preocupados, sim! E não é para menos.
Algumas pessoas tem medo de dizer em quem vão votar até em uma simples pesquisa, como uma que me procurou, e disse o seguinte: "Doutor, o povo da pesquisa me perguntou, e eu disse que votava no prefeito, porque eu fiquei com medo. Você sabe né, eu trabalho de mototaxi,  e tenho medo deles me cortar...e minha mulher ficou com mais medo ainda, e disse que não sabia em quem ia votar. Mas a gente sabe sim. E tem mais doutor, eu fiz o teste ontem de manhã. Peguei 26 passageiros, e ia só perguntando em quem eles votavam. Rapaz, o negócio ta ruim pros homi ai, viu?! Dos 26, só dois disseram que ia votar no prefeito, o resto tudo era verdim."
É como eu venho dizendo, que para quem anda por Sobral conversando sobre política, e para quem entende um pouco dela, sabe que o verdim ou está empatado ou está na frente.
Mas não estranhe se na pesquisa do IBOPE, o Marco Prado estiver na frente do verdim. Talvéz ela venha com prefeito em primeiro, Marquim em segundo e verdim em terceiro. Ai você olha, se quiser rir, pode rir, mas tenha sua convicção em punho.
Lembre-se sempre de que, conforme disse o próprio Ciro Gomes, "O montenegro (presidente do ibope) vende até a mãe".
Não nos deixemos ludibriar, amigos leitores. Passem adiante. Comente com seus familiares e amigos, pois precisamos conscientizar o máximo de pessoas possíveis até o dia 07.
Forte abraço, amigos leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário