segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hoje (17), É O Dia Nacional Da Vacinação

Nesta segunda-feira, dia 17, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, para lembrar que não são apenas as crianças que devem estar com a carteirinha em dia.
Ninguém reluta em levar o filho para tomar uma vacina contra sarampo ou paralisia infantil, mas na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação, esquecendo que seus organismos também precisam de cuidados. Em todas as fases de nossa vida, estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias.
-Vacinas que os adultos precisam:
1)Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano
A difteria é causada por uma bactéria, que é contraída pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Ela afeta o sistema respiratório, causa febres e dores de cabeça, em casos graves, pode evoluir para uma inflamação no coração.
2)Vacina Tríplice-viral (para sarampo, caxumba e rubéola)
3)Vacina contra a hepatite B
É transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Pode se tornar crônica, levando a lesões do fígado que podem evoluir para a cirrose. 
4)Pneumo 23 - Pneumonia
O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, pode atacar pessoas de todas as idades, principalmente indivíduos com mais de 60 anos. Provoca inflamação nos pulmões, febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro.
5)Vacina contra a febre amarela
É transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A doença tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias.
6)Vacina contra o influenza (gripe)
Muitas pessoas deixam de tomá-la com medo da reação que ela pode causar. Mas isso é um mito. A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário